Um dos problemas mais comuns que afetam as pessoas com o passar do tempo é o surgimento da catarata. Quem tem essa doença sabe muito bem o desconforto e as limitações que ela traz. Os olhos parecem estar o tempo todo com um véu na frente, as imagens ficam sempre embaçadas e com pouca nitidez.

Isso acontece porque o cristalino, que é a lente natural do olho, vai aos poucos perdendo sua elasticidade e se tornando opaco. Ou seja, a luz não consegue mais passar por ele como passava antes.

O fato é que é impossível levar uma vida normal convivendo com a catarata. Dirigir, ler, admirar a paisagem, as coisas mais simples e necessárias do nosso dia a dia ficam comprometidas ou até mesmo proibitivas.

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO). Por vezes, uma LIO não é usada, e óculos ou lentes de contato podem compensar.

Hoje não se espera mais a doença progredir para operar – com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente já pode ser direcionado para a cirurgia. Isso é importante para evitar o avanço da doença para complicações permanentes, além de manter a qualidade de vida do paciente.

Visite o Centro Visual Valter Justa e recupere a saúde da sua visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *